domingo, 29 de janeiro de 2012

O pesadelo das mamães: as cólicas

Neste momento enquanto escrevo esse post o heitor dorme tranquilo, porém é só chegara madrugada e começa as cólicas que o fazem ficar acordado ou gemendo a noite toda.Com o Cecil foi bem parecido o diferente é que as cólicas do Heitor começaram bem mais cedo que as do Cecil ( Heitor- 10 dias de nascido; Cecil- 1 mês).
Como mãe curiosa que sou aproveitei a brechinha de descanso dos meus dois pequenos e me pus a pesquisar sobre o assunto e achei informações bem interessantes.

Algumas Explicações:

"A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

Outro motivo seria que agora o intestino está recebendo alimento e a digestão acelera seu funcionamento, provocando as cólicas. O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e se coordenar.

O intestino do bebê é preparado para receber só o leite materno até os seis meses de vida. Esse leite pode acarretar em cólicas porque faz o intestino do bebê funcionar para digeri-lo."
Guia do bebê.

"A dor abdominal atinge 75% dos bebês nos primeiros três meses de vida, geralmente no início da tarde ou durante a noite. Sempre no mesmo horário.

As cólicas não estão associadas a nenhuma doença. São um problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, até por falta de experiência. Quando o bebê mama, os intestinos contraem e relaxam, provocando as cólicas, que podem durar cerca de três horas. Também há estudos que relacionam as cólicas à alimentação da mãe. E ainda é possível que o bebê não esteja sugando corretamente o peito e engolindo muito ar durante a amamentação.

Porém, o sentimento dos pais influencia – e muito – a vida do bebê. Se eles ficarem nervosos e inseguros, passam esses sentimentos ao bebê, que, por sua vez, fica ainda mais aflito. Dependendo do comportamento dos pais, as cólicas podem piorar, sim. Os pediatras são unânimes: o comportamento da criança é um reflexo do meio em que vive."
Revista Crescer
Como lidar :

  1. Fazer compressas mornas na barriga do bebê como colocar uma fralda aquecida ou bolsa com água morna (verifique a temperatura para não causar queimaduras);
  2. massagear a barriga do bebê com as mãos aquecidas com movimentos circulares durante 2 minutos, todos de 4 a 5 vezes por dia ajudam o bebê a não ter cólicas ou aliviar a dor na hora das crises.
  3. manter o ambiente calmo e quieto enquanto alimenta o bebê ou nos horários mais freqüentes da cólica e descubra formas de confortá-lo, cada bebê se sente seguro e amado do seu jeito.
  4. a mãe colocar a criança deitada de bruços sobre seu próprio corpo. "Além de propiciar um momento de proximidade entre mãe e bebê, nesta posição a barriga da criança é comprimida e a própria respiração materna faz um suave movimento no abdômen do recém-nascido facilitando a liberação dos gases, causadores do problema".  
  5. A ginástica de esticar e encolher as perninhas.
Bom gente estas são as informações que catei pela net, e além  de já fazer algumas destas dicas faço também chá com simeticona para o Heitor fiz para o Cecil quando ele teve e o resultado sempre foi bom por isso estou fazendo para o Heitor também, espero ajudar até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário